A empregabilidade do vendedor

Quem vende tem emprego garantido!

Sim, tem.

O problema começa quando as empresas acreditam que encontraram um novo vendedor que vai vender mais do que você. Até que descubram que isso pode não ser bem verdade, você vai passar algumas noites em claro, refazendo suas contas e atualizando seu currículo.

A quantidade de profissionais qualificados que estão procurando por novos empregos é a mais alta dos últimos dez anos. Isso exige sua atenção, pois de um dia para outro, você pode ter um novo colega de trabalho altamente especializado e que vai competir pela atenção da empresa e dos clientes. Um ótimo engenheiro químico poderá estar vendendo junto com você nas próximas semanas, mas com a diferença de que ele pode conhecer o produto com mais propriedade técnica ótimos relacionamentos no mercado.

 

Será que somente os relacionamentos que você tem serão suficientes para segurar a sua posição? Ou o que seria pior, será que você vai esperar uma comparação deste tipo para pensar na qualificação que deveria ter iniciado há dois anos, mas que decidiu não fazer?

 

Bem, se isso ainda não aconteceu com você é melhor começar a fazer alguma coisa para aumentar o seu valor de mercado, e rápido.

 

Obviamente não dá para cursar a faculdade de engenharia química correndo agora.
Mas existem algumas dicas que podem ajuda-lo mais rapidamente. Vamos a elas:

 

1- Estude técnicas que possam aumentar a sua capacidade de observação e de conversão. As técnicas de PNL – Programação Neuro Linguística podem não estar mais na vitrine dos negócios, mas sua eficácia pode lhe trazer sim bons resultados. Elas podem mudar a sua atitude e performance em poucos dias. Você pode comprar um livro sobre o tema ou assistir vídeos gratuitos na internet sobre o assunto. Na medida em que seu interesse e conhecimento aumentam, você pode tentar os cursos on-line ou presenciais pagos, onde você terá a possibilidade de trocar informações mais preciosas com o seu instrutor. Aprender PNL demora um pouco, mas você pode utilizar suas ferramentas quase que imediatamente.

2- Aprenda tudo o que puder sobre marketing. Técnicas, termos técnicos, ferramentas de marketing podem ajuda-lo a se destacar ou mesmo ter uma conversa mais profunda com seus pares. Conhecer e utilizar ferramentas de marketing irá ajuda-lo a entender melhor o mercado que você atua e as possibilidades que ele apresenta. Leia uma livro bom sobre marketing. Faça um curso de especialização, eles costumam durar apenas seis meses e são muito bons. Podem ser encontrados na ADVB, ESPM, Sebrae e outras instituições muito boas.

3- Estude algo que a sua empresa ainda não conhece bem, como o marketing e vendas on-line. Vendas digitais ou o inbound marketing são as práticas mais procuradas no momento. Existe farto material e muito novo sobre elas na internet que você pode acessar e estudar. Se o seu colega sabe tudo sobre engenharia química e isso o ajuda a vender bem, você saberá tudo sobre marketing de atração de clientes, coisa que a empresa que você trabalha está perto de descobrir.

4- Entre em sites de bate papo sobre vendas ou profissionais de vendas. Existem algumas com mais de cem mil participantes que podem trocar ideias sobre como vender mais seus produtos.

5- Siga sites, blogs e influenciadores que possam lhe trazer conhecimento e informações sobre o que está acontecendo e poderá acontecer com o mercado dos seus clientes. Esteja informado sobre o que poderá influenciar suas decisões e comportamento. Antecipe-se e forneça soluções para o que eles vão precisar e não só para o que eles precisam agora.

6- Se possível, contrate uma empresa para fazer a gestão da sua carreira profissional. Elas podem mostrar a você o caminho a seguir e o que você deve fazer para chegar lá. Jamais deixe a sua carreira ao acaso, como se o seu futuro
dependesse do sopro e da direção dos ventos.

7- A última dica para trazer resultados rápidos ou a médio prazo: NUNCA MAIS PARE DE INVESTIR NA SUA ATUALIZAÇÃO E NA GESTÃO DA SUA CARREIRA. Os gestores de Recursos Humanos de todas as empresas estão atentos ao comportamento da nova geração Y. Nossa dica, comece a agir: descubra o que é isso e como você pode se destacar no meio deles.

Impressiona o que as empresas projetam em termos de exigência e de competências dos profissionais do futuro. Como lidar com tantas mudanças em tão curso espaço de tempo? Eu penso que resposta e também a habilidade mais importante (e que está ao seu alcance) é a capacidade de aprender, desaprender e reaprender tudo de novo.

Não esqueça disso: daqui a exatamente um ano você vai desejar ter começado hoje.

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